INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nesse capítulo é trabalhado com o tema “evolução das
baleias”, a proposta é utilizar este fenômeno para trabalhar com os padrões
intergeracionais das características dos organismos, incluindo suas causas e
consequências, utilizando o princípio de que todos os organismos se relacionam
por meio de ancestrais comuns.
A primeira atividade é proposto que
os alunos observem animais que possam ajudar na introdução do tema. Sugere-se a
turma visite um Museu de História Natural ou um centro de proteção aos animais
aquáticos/marinhos e dependendo da realidade escolar o docente poderá utilizar
vídeos como recurso para a observação. Sugere-se ainda, que seja elaborado um
roteiro divido em dois momentos, primeiro preenchido durante a observação e o
segundo após a observação e discussão.
Já a segunda atividade é indicado
que se inicie relembrando o que foi trabalhado no segundo momento da primeira
atividade. O professor irá trazer a ideia de que o fóssil do Andrewsarchus possui características de
animais terrestres que se mantem nas baleias atuais. Com isso, em grupos os
alunos irão ler e discutir sobre a obra de Darwin, "A origem das
espécies" que apresenta ideias sobre a evolução das baleias e a partir da seguinte
pergunta: “Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático durante sua
história evolutiva?”, os alunos irão criar hipóteses para este feito e o
professor também pode sugerir algumas indicadas no texto.
Agora vamos falar da terceira
atividade que tem é ligado com a segunda, onde é proposto que os alunos
levantem dados que possam “fortalecer” ou “enfraquecer” a sua proposta a partir
de cards. A quarta atividade a proposta é que os alunos façam uma relação entre
hipótese e evidência, é indicado um modelo para um diagrama onde os alunos
devem descrever os dados que fortalecem e enfraquecem a hipótese. Já a última atividade
a ideia é que seja feito um varal de todas as hipóteses e que todos os estudantes
façam uma análise da visão dos demais colegas. Gerando assim uma discussão
entre os alunos e sendo possível verificar se os dados foram utilizados de uma
forma linear ou não. E por fim, é proposto que os alunos elaborem um texto
dissertativo de forma online, levando em consideração as conclusões feitas pelo
grupo.
Essa sequência didática poderia
facilmente ser adaptada para o ensino remoto, teria a necessidade de aumentar o
número de atividades para não ficar algo muito pesado e os alunos não perderem
o foco. A observação pode ser feita por vídeos ou documentos em PDF, os grupos
podem ser reunir por uma sala de aula virtual para discutir sobre a obra da
Darwin, o levantamento de hipóteses pode ser através de um fórum, os cards podem
ser disponibilizados pelo professor no ambiente virtual, o varal com os
diagramas pode ser feito em uma planilha no drive possibilitando atingir a
proposta da atividade e a elaboração do texto pode seguir da mesma forma, uma
vez que já era previsto fazer online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário