domingo, 25 de julho de 2021

Resumo do Cap. 8 do Livro Ensinando Biologia por Investigação

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

Nesse capítulo é trabalhado com o tema “evolução das baleias”, a proposta é utilizar este fenômeno para trabalhar com os padrões intergeracionais das características dos organismos, incluindo suas causas e consequências, utilizando o princípio de que todos os organismos se relacionam por meio de ancestrais comuns.  

            A primeira atividade é proposto que os alunos observem animais que possam ajudar na introdução do tema. Sugere-se a turma visite um Museu de História Natural ou um centro de proteção aos animais aquáticos/marinhos e dependendo da realidade escolar o docente poderá utilizar vídeos como recurso para a observação. Sugere-se ainda, que seja elaborado um roteiro divido em dois momentos, primeiro preenchido durante a observação e o segundo após a observação e discussão.

            Já a segunda atividade é indicado que se inicie relembrando o que foi trabalhado no segundo momento da primeira atividade. O professor irá trazer a ideia de que o fóssil do Andrewsarchus possui características de animais terrestres que se mantem nas baleias atuais. Com isso, em grupos os alunos irão ler e discutir sobre a obra de Darwin, "A origem das espécies" que apresenta ideias sobre a evolução das baleias e a partir da seguinte pergunta: “Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático durante sua história evolutiva?”, os alunos irão criar hipóteses para este feito e o professor também pode sugerir algumas indicadas no texto.

            Agora vamos falar da terceira atividade que tem é ligado com a segunda, onde é proposto que os alunos levantem dados que possam “fortalecer” ou “enfraquecer” a sua proposta a partir de cards. A quarta atividade a proposta é que os alunos façam uma relação entre hipótese e evidência, é indicado um modelo para um diagrama onde os alunos devem descrever os dados que fortalecem e enfraquecem a hipótese. Já a última atividade a ideia é que seja feito um varal de todas as hipóteses e que todos os estudantes façam uma análise da visão dos demais colegas. Gerando assim uma discussão entre os alunos e sendo possível verificar se os dados foram utilizados de uma forma linear ou não. E por fim, é proposto que os alunos elaborem um texto dissertativo de forma online, levando em consideração as conclusões feitas pelo grupo.

            Essa sequência didática poderia facilmente ser adaptada para o ensino remoto, teria a necessidade de aumentar o número de atividades para não ficar algo muito pesado e os alunos não perderem o foco. A observação pode ser feita por vídeos ou documentos em PDF, os grupos podem ser reunir por uma sala de aula virtual para discutir sobre a obra da Darwin, o levantamento de hipóteses pode ser através de um fórum, os cards podem ser disponibilizados pelo professor no ambiente virtual, o varal com os diagramas pode ser feito em uma planilha no drive possibilitando atingir a proposta da atividade e a elaboração do texto pode seguir da mesma forma, uma vez que já era previsto fazer online.

           

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