domingo, 25 de julho de 2021

Resumo do Cap. 6 do Livro Ensinando Biologia por Investigação


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Cesar Augusto da Silva Medeiros

Tema da atividade: Resumo do Cap. 6 do livro Ensinando Biologia por Investigação

Data de entrega: 06/07/2021

 

            Nesse capítulo foi elaborado atividades para trabalhar com conhecimentos conceituais da ciência sobre "células e as causas da sua estrutura, função e variação", abordando o princípio de que as células interagem com o ambiente externo a elas, incluindo outras células. Foi utilizado como estudo os surtos de sarampo que ocorreu em algumas cidades brasileiras e percebe-se uma grande quantidade de “vantagem” do movimento anti vacina, o negacionismo as fake news. Talvez por que a maioria dos artigos que falam sobre vacina sejam mais “compreensíveis” para cientistas e não para a sociedade de um modo geral, acredito, que esse seja uma das causas das pessoas acreditarem nas desinformações inseridas na internet, devemos buscar sempre aproximar a ciências de todos e não somente daqueles que trabalham no meio.

            Na primeira atividade é mais expositiva, é apresentado o fenômeno de estudos aos alunos (Discutindo o retorno do sarampo) e é dado sugestões de notícias/textos que descrevem sobre o assunto. Os estudantes em grupos devem levantar os principais dados sobre o sarampo e relacionar com o aumento de casos em nosso país. A segunda atividade, desafia os alunos a refletirem, com a seguinte questão: “se a vacina previne e é utilizada no sistema de saúde público do país, por que têm ocorrido surtos de sarampo?”, e é trabalhado o levantamento de hipóteses e discussão entre os grupos.

            Já a terceira atividade, trabalha com o levantamento de dados. Mais uma vez os alunos são desafiados a levantar hipóteses a favor e contra a vacinação e depois precisam buscar dados a fim de sustentar as hipóteses por eles levantadas. Por fim, na última atividade os alunos têm como atividade desenvolver tweets, adaptados ao público em geral discorrendo sobre o tema, é proposto uma série de 10 tweets. Depois é escolhido com a turma quais devem ser postados na internet.

            Ainda nessa última atividade, cada aluno deve elaborar um texto informal que possa ser enviado pelo WhatsApp informando as pessoas sobre o perigo que a não vacinação pode trazer para sociedade.

            Todas essas atividades podem ser facilmente adaptadas para o ensino remoto, uma vez que traz textos disponíveis na internet e algumas das atividades são desenvolvidas para irem para o ambiente virtual com o objetivo de informar as pessoas sobre a importância da vacinação. As discussões previstas em sala podem ocorrer normalmente na aula síncrona ou se transformar um fórum de discussões como uma atividade assíncrona. Ou seja, adaptando podemos sim trazer esse tema para nossos alunos para tenhamos cada vez mais pessoas bem para falar com propriedade e dispostas a combater as fake news, o negacionismo e os anti vacina com conhecimento e não com informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário