INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Cesar Augusto da Silva Medeiros
Tema
da atividade: Resumo do Cap. 6 do livro Ensinando
Biologia por Investigação
Data
de entrega: 06/07/2021
Nesse capítulo foi elaborado
atividades para trabalhar com conhecimentos conceituais da ciência sobre
"células e as causas da sua estrutura, função e variação", abordando
o princípio de que as células interagem com o ambiente externo a elas,
incluindo outras células. Foi utilizado como estudo os surtos de sarampo que
ocorreu em algumas cidades brasileiras e percebe-se uma grande quantidade de “vantagem”
do movimento anti vacina, o negacionismo as fake
news. Talvez por que a maioria dos artigos que falam sobre vacina sejam
mais “compreensíveis” para cientistas e não para a sociedade de um modo geral,
acredito, que esse seja uma das causas das pessoas acreditarem nas
desinformações inseridas na internet, devemos buscar sempre aproximar a
ciências de todos e não somente daqueles que trabalham no meio.
Na primeira atividade é mais
expositiva, é apresentado o fenômeno de estudos aos alunos (Discutindo o
retorno do sarampo) e é dado sugestões de notícias/textos que descrevem sobre o
assunto. Os estudantes em grupos devem levantar os principais dados sobre o
sarampo e relacionar com o aumento de casos em nosso país. A segunda atividade,
desafia os alunos a refletirem, com a seguinte questão: “se a vacina previne e
é utilizada no sistema de saúde público do país, por que têm ocorrido surtos de
sarampo?”, e é trabalhado o levantamento de hipóteses e discussão entre os
grupos.
Já a terceira atividade, trabalha
com o levantamento de dados. Mais uma vez os alunos são desafiados a levantar
hipóteses a favor e contra a vacinação e depois precisam buscar dados a fim de
sustentar as hipóteses por eles levantadas. Por fim, na última atividade os alunos
têm como atividade desenvolver tweets,
adaptados ao público em geral discorrendo sobre o tema, é proposto uma série de
10 tweets. Depois é escolhido com a
turma quais devem ser postados na internet.
Ainda nessa última atividade, cada
aluno deve elaborar um texto informal que possa ser enviado pelo WhatsApp informando as pessoas sobre o
perigo que a não vacinação pode trazer para sociedade.
Todas essas atividades podem ser
facilmente adaptadas para o ensino remoto, uma vez que traz textos disponíveis
na internet e algumas das atividades são desenvolvidas para irem para o
ambiente virtual com o objetivo de informar as pessoas sobre a importância da
vacinação. As discussões previstas em sala podem ocorrer normalmente na aula
síncrona ou se transformar um fórum de discussões como uma atividade
assíncrona. Ou seja, adaptando podemos sim trazer esse tema para nossos alunos
para tenhamos cada vez mais pessoas bem para falar com propriedade e dispostas
a combater as fake news, o
negacionismo e os anti vacina com conhecimento e não com informação.
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