INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
- Foi possível ministrar todo o conteúdo programado? (descrever para
aula 1 e 2)
Sim, foi possível.
Afinal como sabíamos do curto período de tempo que teríamos para ministrar as
duas aulas conseguimos adaptar o conteúdo dentro dos 30 minutos e conseguimos
atender os objetivos propostos.
- O tempo da aula foi suficiente ao conteúdo proposto? (descrever
para aula 1 e 2)
De certa forma sim,
poderíamos trazer muitos outros pontos para serem trabalhados dentro do tema,
mas nos organizamos para o tempo proposto. Acredito que uma aula com tempo
maior poderíamos ter trabalhado todas as mudanças dos estados físicos e não só
as principais.
- Como foi a interação dos alunos na aula?
A interação dos alunos
me surpreendeu, todos conseguiram participar das aulas, questionando,
respondendo, tirando dúvidas e também interagindo de uma forma mais dinâmica.
Algo que me chamou muito a atenção é que todos abriram suas câmeras na primeira
aula que estavam todos de forma remota, já na segunda aula em que tínhamos
alguns de forma remota e outros acompanhando dentro da sala de aula eles também
interagiram.
- Como foi utilizar as ferramentas digitais na aula?
Sempre dá um medo né,
era algo extremamente novo para mim. Já tínhamos trabalhado sobre as
ferramentas digitais, tirado todas as dúvidas com os colegas pibidianos mas é a
primeira vez ministrando uma aula dentro de um cenário muito diferente. Mas deu
tudo certo, tínhamos o receio de que eles não conseguissem acessar o link do
Padlet para realizar a atividade e a maioria conseguiu, aqueles que não
conseguiram falaram de forma oral e nós professores incluímos na ferramenta.
- Qual foi a impressão de ministrar aula com o retorno presencial? Como
foi dar aula dessa forma? (com alguns alunos acompanhando de dentro da sala de
aula)
Foi um desafio, me
tirou totalmente da zona de conforto (se é que ela já existia). Desafiador, mas
nada que não pudéssemos ajustar e fazer com que tudo saísse o mais próximo
possível do nosso planejamento.
- Na sua opinião, o que foi mais interessante nas aulas?
Sou muito suspeito em
falar, acredito que tudo. Nada me surpreendeu de forma negativa. Então na minha
opinião o mais interessante foi estar ali, fazendo o que busquei muito na
teoria para realizar.
- O que você faria diferente se ministrasse novamente este
conteúdo?
Como comentei acima,
nada me surpreendeu negativamente. Mas acredito que faria o experimento de uma
forma diferente, talvez gravar um vídeo facilitando a visualização dos alunos
sobre a mudança que ali estava ocorrendo e também daria mais tempo para
responder as perguntas no wordwall, nós fizemos junto com toda a turma mas se
eles fossem responder de forma individual pude perceber que o tempo que
colocamos não seria suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário