quinta-feira, 20 de maio de 2021

Plano de Aula - Ensino Híbrido / 6ºAno - Eixo Matéria e Energia (Propriedades físicas dos materiais)

 


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

 

PLANO DE AULA

MODELO HÍBRIDO DE ENSINO

AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS

 

Professores (bolsistas do PIBID):  Alessandra Santini de Lima e Cesar Augusto da Silva Medeiros.

Componente Curricular: Ciências da Natureza

Ano: 6º ano

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objeto de Conhecimento: Propriedades físicas dos materiais.

 

Habilidades: (EF05CI01RS-2) Classificar os materiais levando em consideração as suas propriedades.

Objetivos:

Compreender o conceito de matéria;

Nomear os estados físicos da matéria;

Definir as mudanças de estado físico;

Observar as mudanças de estado físico;

Tempo da aulas**: 2 aulas síncronas semanais de 30 minutos; aulas assíncronas mensal

Aula síncrona 1: 30 minutos

Data:

Metodologia:

Primeiramente será indagado os alunos se eles sabem definir o que é uma matéria e que possíveis estados físicos elas podem ter, a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. 

Em seguida, será apresentado os slides e dado início a construção do conhecimento sobre a matéria e seus estados e discussão sobre as possíveis dúvidas dos discentes.

Em seguida, será feito uma atividade na ferramenta digital Padlet, onde terão que escolher um estado físico da matéria e explicar com suas palavras. Aqueles que não conseguirem acessar a ferramenta irão informar os professores de forma verbal e os professores irão descrever na ferramenta, com o objetivo de que todos participem da atividade.

Ao final da aula será aberto para discussões.

Aula síncrona 2: 30 minutos

Data:

Metodologia:

Nessa segunda aula será tratado sobre assunto mudanças de estado físico e explicado cada mudança e como ocorrem.

Depois será feito um experimento simples de observação.

Será solicitado que os alunos peguem uma xícara com água quente e tampe para observarem a mudança do estado gasoso para líquido - condensação.

Logo após vamos pedir para eles criarem hipóteses sobre o experimento para que façamos um debate sobre as hipóteses criadas por eles. (e houver tempo)

Em seguida será feito uma atividade no word wall (jogo) para interagir com os alunos no momento de síntese do conhecimento.

  https://wordwall.net/pt/resource/16070195

Aula assíncrona – Google Classroom:

Assista as vídeo aulas e responda o formulário.

Vídeo 01: https://youtu.be/te16UuaPI9c

Vídeo 02: https://youtu.be/_ZMQeqfryHg

Atividade: https://forms.gle/nX9W4Zg18cmoCNxU9

Aula assíncrona – meio impresso:

https://drive.google.com/file/d/1pnZseVwxGxNE1e2Bh758_CU0kscvdxW2/view?usp=sharing

Anexos:

Slides das aulas síncronas

https://drive.google.com/file/d/13NsMaLrPYGYWCzTwm5_r5qkEPHFz59tN/view?usp=sharing

Avaliação**:

Serão avaliados através das atividades que serão entregues e/ou pelo Classroom.

Referências:

USBERCO, João.et al. COMPANHIA DE CIÊNCIAS 6ºANO.Editora Saraiva, 5º edição, São Paulo, 2018.

 

SANTINI,Alessandra Lima, SILVA, Cesar Augusto Medeiros. Questionário de programa de televisão- Propriedades físicas da matéria. 2021. Disponível em: <https://wordwall.net/pt/resource/16070195 >. Acesso em:09 de Maio.2021.

 

SANTINI,Alessandra Lima, Educolorir.com gerador de cruzadinha - Propriedades físicas da matéria.2021. Disponível em: <https://www.educolorir.com/crosswordgenerator/showCrossWord/crossword.php>. Acesso em:09 de Maio.2021.

 

SILVA, Cesar Augusto Medeiros.Padlet- Propriedades físicas da matéria.2021.

 

EVANDRO.06 - Mudanças de estado físico - 6° ano. Youtube. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=te16UuaPI9c>. Acesso em:09 de Maio.2021.

 

EVANDRO.04 - Estados físicos da Matéria - 6° Ano. Youtube. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=_ZMQeqfryHg>. Acesso em:09 de Maio.2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário