MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e
Tecnológica
Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Campus Vacaria
PLANO DE AULA
MODELO HÍBRIDO DE ENSINO
AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS
Professores (bolsistas do
PIBID): Alessandra Santini de Lima e Cesar
Augusto da Silva Medeiros. |
Componente Curricular: Ciências da Natureza |
Ano: 6º ano |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objeto de Conhecimento: Propriedades físicas dos materiais. |
Habilidades: (EF05CI01RS-2)
Classificar os materiais levando em consideração as suas propriedades. |
Objetivos: Compreender o conceito de matéria; Nomear os estados físicos da matéria; Definir as mudanças de estado físico; Observar as mudanças de estado físico; |
Tempo da
aulas**: 2 aulas síncronas semanais de 30 minutos; aulas assíncronas mensal |
Aula síncrona
1: 30 minutos Data: Metodologia: Primeiramente será indagado os alunos se eles
sabem definir o que é uma matéria e que possíveis estados físicos elas podem
ter, a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o
assunto. Em seguida, será apresentado os slides e dado
início a construção do conhecimento sobre a matéria e seus estados e
discussão sobre as possíveis dúvidas dos discentes. Em seguida, será feito uma atividade na
ferramenta digital Padlet, onde terão que escolher um estado físico da
matéria e explicar com suas palavras. Aqueles que não conseguirem acessar a
ferramenta irão informar os professores de forma verbal e os professores irão
descrever na ferramenta, com o objetivo de que todos participem da atividade. Ao final da aula será aberto para discussões. |
Aula síncrona
2: 30 minutos Data: Metodologia: Nessa segunda aula será tratado sobre assunto
mudanças de estado físico e explicado cada mudança e como ocorrem. Depois será feito um experimento simples de
observação. Será solicitado que os alunos peguem uma xícara
com água quente e tampe para observarem a mudança do estado gasoso para
líquido - condensação. Logo após vamos pedir para eles criarem
hipóteses sobre o experimento para que façamos um debate sobre as hipóteses
criadas por eles. (e houver tempo) Em seguida será feito uma atividade no word
wall (jogo) para interagir com os alunos no momento de síntese do
conhecimento. https://wordwall.net/pt/resource/16070195 |
Aula
assíncrona – Google Classroom: Assista as
vídeo aulas e responda o formulário. Vídeo 01: https://youtu.be/te16UuaPI9c Vídeo 02: https://youtu.be/_ZMQeqfryHg Atividade: https://forms.gle/nX9W4Zg18cmoCNxU9 |
Aula
assíncrona – meio impresso: https://drive.google.com/file/d/1pnZseVwxGxNE1e2Bh758_CU0kscvdxW2/view?usp=sharing |
Anexos: Slides das aulas síncronas https://drive.google.com/file/d/13NsMaLrPYGYWCzTwm5_r5qkEPHFz59tN/view?usp=sharing |
Avaliação**: Serão avaliados através das atividades que
serão entregues e/ou pelo Classroom. |
Referências: USBERCO, João.et al. COMPANHIA DE CIÊNCIAS 6ºANO.Editora Saraiva, 5º edição, São
Paulo, 2018. SANTINI,Alessandra Lima, SILVA, Cesar Augusto Medeiros. Questionário de programa de televisão-
Propriedades físicas da matéria. 2021. Disponível em:
<https://wordwall.net/pt/resource/16070195 >. Acesso em:09 de
Maio.2021. SANTINI,Alessandra Lima, Educolorir.com gerador de cruzadinha - Propriedades físicas da
matéria.2021. Disponível em: <https://www.educolorir.com/crosswordgenerator/showCrossWord/crossword.php>. Acesso em:09 de Maio.2021. SILVA, Cesar Augusto Medeiros.Padlet- Propriedades físicas da matéria.2021. EVANDRO.06 - Mudanças
de estado físico - 6° ano. Youtube. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=te16UuaPI9c>. Acesso em:09 de Maio.2021. EVANDRO.04 -
Estados físicos da Matéria - 6° Ano. Youtube. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=_ZMQeqfryHg>. Acesso em:09 de Maio.2021. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário