INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
A
autora descreve a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP), destaca que
a escola é um local que vai muito além da educação formal, onde buscamos sempre
aprender com o outro, de forma que possamos estar sempre nos aprimorando em
nossa construção pessoal. O ambiente escolar tem diversas funções, mas todos
objetivos descritos no PPP estão atrelados de forma direta no desenvolvimento
global do educando, juntamente com a construção cultural que viemos acumulando
ao longo dos anos. É de suma importância que este seja reavaliado
constantemente, visando analisar aquilo que está escrito no papel com a
realidade em que se encontra a comunidade escolar.
Os PPPs sem sombra de dúvidas variam
de uma instituição de ensino para outra. A visão dos muitos profissionais que
atuam no ambiente é distinta. Ou seja, cada escola busca, de forma coletiva,
alternativas para enfrentar as dificuldades da comunidade escolar que fazem
parte. Não se pode esquecer esse documento dentro de uma gaveta. É preciso
lembrar de forma constante qual é a missão dos profissionais que ali estão e
quando necessário ele deve ser reavaliado, afim de corrigir possíveis falhas no
processo de ensino-aprendizagem. Consequentemente, ele não termina após sua
elaboração.
Levando em consideração a questão
ambiental, devemos buscar enquanto docentes da área da biologia, que a responsabilidade
não fique apenas para o profissional da área e sim de todos os envolvidos.
Afinal, se somente nós da área buscássemos preservar algo estaríamos
perdidos... Mas antes disso, temos que lutar para que realmente a educação
ambiental faça parte do PPP e que quando já descrito possa se expandir cada vez
mais.
Tendo em vista os aspectos citados
acima, a autora enfatiza que o projeto é político porque é coletivo, mas jamais
pode ser partidário. Devemos sempre prezar pelo bom andamento do PPP, que ele
seja elaborado de maneira coletiva e não somente por docentes da gestão
escolar. De forma que, em comunidade escolar quem ensine também aprenda e quem
for aprender também possa ensinar.
Bom trabalho!!
ResponderExcluirAtt
Prof. Carolina Moretti