domingo, 25 de julho de 2021

Resumo do Cap. 5 do Livro Ensinando Biologia por Investigação



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL 

Campus Vacaria 

Licenciatura em Ciências Biológicas 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS 

Nome dos bolsistas: Cesar Medeiros e Júlia Berteli 

Tema da atividade: Atividade sobre os capítulos do livro "Ensinando Biologia por Investigação" 

- Investigando a alimentação humana como uma questão sóciocientífica. 



- Qual foi o objetivo da atividade? 

É proposto uma sequência de atividades investigativas relacionadas à nutrição. O número de crianças e adolescentes obesos no mundo aumentou cerca de 10 vezes nos últimos 40 anos e a tendência é que aumente ainda mais. Um estudo publicado pela Revista de Saúde Pública, mostra que 17,1% dos adolescentes brasileiros estão com sobrepeso e 8,4% são obesos. 

Dessa forma, o objetivo da atividade é fazer uma investigação sobre o açúcar de adição presente em bebidas industrializadas e ainda fazer uma análise sobre as possíveis causas da obesidade, as duas temáticas são associadas por se terem um grande impacto na realidade social. 

- Como trabalhar em sala esse tema? 

Existem diversas formas de abordar esse tema em sala de aula. Mas se faz necessário, assim como em todo o tema/atividade que seja analisado pelo docente previamente o perfil da turma para desenvolver a atividade. Podemos partir de uma investigação e análise do hábito alimentar dos estudantes através de preencher formulários do Google ou de forma impressa e a partir disso elaborar gráficos com relação às respostas dos alunos. 

Algo que influencia muito ao trabalhar esse tema é o ano em que os estudantes estão. Enquanto com os anos iniciais do ensino fundamental pode ser trabalho que uma forma não tão complexa com relação ao conteúdo nos anos finais eu posso, inclusive trabalhar interpretação de gráficos, levantamento de hipóteses, experimentos e muitos mais. Acredito que não é um tema difícil de abordar, tendo um bom planejamento e clareza

com relação ao que eu desejo que meus alunos sejam capazes de fazer ao final da minha aula e trabalhar para isso. 

- O que fariam igual e o que fariam diferente em relação a proposta do capítulo? 

As atividades da proposta do plano deste capítulo são muito legais. Com o conteúdo contextualizado e fácil de entender. 

A atividade de início que mostra imagens de doces e depois de frutas é bem interessante, porque ilustra e também traz uma reflexão para os alunos que irão classificar ambas com estrelas, definindo o seu interesse por elas, se é alto ou baixo. 

Essa temática é muito importante, porque muitas vezes as pessoas não têm consciência de que os alimentos definem a qualidade de vida, e não os inimigos ou prazeres, especificamente. Explicar que o açúcar em excesso não é benéfico é ótimo, ainda mais com os experimentos. Entretanto, pensando na realidade das escolas municipais e estaduais, muitos alunos não têm acesso a esse tipo de alimentos. Na verdade muitos se alimentam da merenda que a escola oferece. 

Então, talvez faria diferente a abordagem do assunto, questionando se eles conhecem alguém que tem diabetes, explicando o que é essa doença. Trazendo assim o que causa essa doença e então abordando com eles hábitos alimentares do cotidiano. 

- Como adaptar essa aula/tema para o ensino remoto? 

Essa aula pode ser trabalhada facilmente no ensino remoto, porque os alunos podem mandar as respostas pelo Classroom, ou então responder nas folhinhas que vão impressas para casa. 

Se a realidade da turma permitir, seria legal fotografar o prato do almoço e compartilhar com os colegas. Fazer uma pesquisa na vizinhança sobre quem tem diabetes, porque é comum. 

Os experimentos podem ser feitos na aula síncrona, o professor realiza e os alunos assistem fazendo registros. 

- Possibilidades para trabalho interdisciplinar – o que poderia ser feito. 

Esse tema é muito interessante porque abrange várias áreas. 

Pode ser trabalhado com a disciplina de Educação Física, tratando a importância dos exercícios físicos para a qualidade de vida junto a alimentação, mostrando que uma simples corrida pode ser uma forma de se exercitar, não precisando ser um esporte grande e diferente (exemplos: futebol, vôlei, natação). 

Na aula de matemática pode trabalhar a tabela de informações nutricionais e as porcentagens de cada alimento, interpretando e identificando cada item. Com língua portuguesa poderiam ser trabalhados os nomes de marcas de alimentos com muito açúcar e a popularidade desses nomes no lugar do nome real deles, por exemplo as marcas: Nescau, Coca-Cola, Nesquik.


Nenhum comentário:

Postar um comentário