domingo, 25 de julho de 2021

Resumo do Cap. 3 do Livro Ensinando Biologia por Investigação

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


            Nesse capitulo "Investigando nos anos finais do Ensino Fundamental" as atividades desenvolvidas são relacionadas aos organismos mutáveis, influências externas que podem forçar a mudança. Depois de uma sequência de aulas sobre a morfologia do sistema nervoso buscaram trabalhar com a dor do membro fantasma, é um fenômeno que começou a ser discutido a partir de uma pessoa que perdeu o membro e passou a sentir dores no membro amputado.

            Após uma conversa didática e introdutória sobre o assunto e a também leitura de um texto que aborda o tema, os alunos começaram o levantamento de hipóteses sobre o porquê da dor do membro fantasma. Iniciaram de forma oral, depois escrita, discutiram as hipóteses e depois tiveram acesso a um conjunto de 10 pesquisa médicas trazidas pelo professor relacionadas a dor do membro fantasma, discutiram e tiraram dúvidas sobre cada pesquisa e ao final cada aluno fez uma redação conclusiva sobre essa investigação.

            Depois foi feito de forma coletiva a categorização das hipóteses elaboradas pelos estudantes e foram divididas em grupos temáticos mais amplos. Após categorizar as hipóteses e fazer uma comparação, um total de 18 hipóteses foram reduzidas a 5 principais. Assim que fizeram a leitura das dez pesquisas eles foram elaborando como se fosse um questionário de hipóteses e evidências, relacionando cada pesquisa com as cinco categorias que eles organizaram, marcando um “x” aquelas que correspondia com tal pesquisa.

            Como a atividade de preencher o “questionário” foi em grupo, o professor elaborou um quadro apresentando as repostas de cada grupo. Tendo assim claro, mais discussões sobre a temática entre os estudantes. Por fim, os alunos foram desafiados a elaborar um texto com o objetivo de responder a seguinte pergunta: Como você explicaria, cientificamente, a dor do membro fantasma?  E as respostas foram incríveis. Percebe-se que os estudantes tiveram a oportunidade de levantar suas hipóteses a partir de seu conhecimento prévio sobre o assunto, discutiram, tiveram acesso a informação, investigaram e produziram ainda um texto.

            Essa atividade pode ser adaptada para o ensino remoto de várias formas, o professor pode apresentar a atividade em uma conversa de forma síncrona com os alunos e discutir o texto. Pedir que fazendo o uso da ferramenta Padlet eles insiram suas hipóteses individuais e com base nessas hipóteses o professor pode formas grupos dos alunos que apresentam hipóteses parecidas. Depois disso, disponibiliza aos alunos as 10 pesquisas médicas e cada grupo deverá apresentar um seminário defendendo sua hipótese central e ao final de cada seminário abrir para uma discussão com a turma. Também pode-se criar um fórum, para que a cada apresentação os estudantes façam um pequeno comentário sobre a hipótese apresentada por cada grupo. E ainda pedir o mesmo texto para que seja postado ao final de todas as apresentações.

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