INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nesse capitulo "Investigando
nos anos finais do Ensino Fundamental" as atividades desenvolvidas são
relacionadas aos organismos mutáveis, influências externas que podem forçar a
mudança. Depois de uma sequência de aulas sobre a morfologia do sistema nervoso
buscaram trabalhar com a dor do membro fantasma, é um fenômeno que começou a
ser discutido a partir de uma pessoa que perdeu o membro e passou a sentir
dores no membro amputado.
Após uma conversa didática e
introdutória sobre o assunto e a também leitura de um texto que aborda o tema,
os alunos começaram o levantamento de hipóteses sobre o porquê da dor do membro
fantasma. Iniciaram de forma oral, depois escrita, discutiram as hipóteses e
depois tiveram acesso a um conjunto de 10 pesquisa médicas trazidas pelo
professor relacionadas a dor do membro fantasma, discutiram e tiraram dúvidas
sobre cada pesquisa e ao final cada aluno fez uma redação conclusiva sobre essa
investigação.
Depois foi feito de forma coletiva a
categorização das hipóteses elaboradas pelos estudantes e foram divididas em
grupos temáticos mais amplos. Após categorizar as hipóteses e fazer uma
comparação, um total de 18 hipóteses foram reduzidas a 5 principais. Assim que
fizeram a leitura das dez pesquisas eles foram elaborando como se fosse um
questionário de hipóteses e evidências, relacionando cada pesquisa com as cinco
categorias que eles organizaram, marcando um “x” aquelas que correspondia com
tal pesquisa.
Como a atividade de preencher o
“questionário” foi em grupo, o professor elaborou um quadro apresentando as
repostas de cada grupo. Tendo assim claro, mais discussões sobre a temática
entre os estudantes. Por fim, os alunos foram desafiados a elaborar um texto
com o objetivo de responder a seguinte pergunta: Como você explicaria, cientificamente, a dor do membro fantasma? E as respostas foram incríveis.
Percebe-se que os estudantes tiveram a oportunidade de levantar suas hipóteses
a partir de seu conhecimento prévio sobre o assunto, discutiram, tiveram acesso
a informação, investigaram e produziram ainda um texto.
Essa
atividade pode ser adaptada para o ensino remoto de várias formas, o professor
pode apresentar a atividade em uma conversa de forma síncrona com os alunos e
discutir o texto. Pedir que fazendo o uso da ferramenta Padlet eles insiram
suas hipóteses individuais e com base nessas hipóteses o professor pode formas
grupos dos alunos que apresentam hipóteses parecidas. Depois disso,
disponibiliza aos alunos as 10 pesquisas médicas e cada grupo deverá apresentar
um seminário defendendo sua hipótese central e ao final de cada seminário abrir
para uma discussão com a turma. Também pode-se criar um fórum, para que a cada
apresentação os estudantes façam um pequeno comentário sobre a hipótese
apresentada por cada grupo. E ainda pedir o mesmo texto para que seja postado
ao final de todas as apresentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário