domingo, 14 de fevereiro de 2021

Resumo sobre a organização do Eixo Vida e Evolução no Ensino Fundamental II

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


            A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe um ensino em espiral. A partir disso, determina três eixos. Um deles é Vida e Evolução, que faz parte do ensino fundamental II (6º ao 9º ano).

            No 6º ano são propostos os seguintes conteúdos: (a) célula como unidade de vida; que determina estudar a estrutura da célula e o reconhecimento da célula como unidade básica de vida. (b) interação entre os sistemas nervoso e locomotor; identificar as estruturas do sistema nervoso, deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (c) lentes corretivas; identificar a importância da visão para o funcionamento do corpo e identificar defeitos da visão, como a miopia. Conteúdos de acordo com a faixa etária.   

            No 7º ano, temos os seguintes temos: (a) diversidades de ecossistemas; caracterizar os principais ecossistemas com relação à paisagem. (b) fenômenos naturais e impactos naturais; avaliar os dados provocados por desastres naturais. (c) programas e indicações de saúde pública; interpretar e argumentar sobre a saúde da comunidade que está inserido. Os conteúdos também estão de acordo com a idade dos alunos.

            Já no 8º ano, os temas são: (a) mecanismos reprodutivos; comparar os diferentes processos reprodutivos. (b) sexualidade: analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade, comparar métodos contraceptivos e ter conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST). Temas de acordo com idade e de extrema importância para tal idade.

            Por fim no 9º ano, os conteúdos são: (a) hereditariedade; associar os gametas a transmissão de características hereditárias. (b) ideias evolucionistas; discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (c) preservação da biodiversidade; verificar a importância das unidades de conservação e propor iniciativa individuais e coletivas para a preservação da biodiversidade. Tema de acordo também.

            Não foi possível observar o ensino em espiral no 6º ano, somente a partir do 7º ano. Não verifiquei divergência com relação ao conteúdo. A meu juízo, deveria estar presente temas com relação à orientação sexual e identidade de gênero, ao passo que nos dias atuais não tem como falar sobre sexualidade sem abordar esses temas tão presentes.

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