INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
A Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) propõe um ensino em espiral. A partir disso, determina três eixos. Um
deles é Vida e Evolução, que faz parte do ensino fundamental II (6º ao 9º ano).
No 6º ano são propostos os seguintes
conteúdos: (a) célula como unidade de vida; que determina estudar a estrutura
da célula e o reconhecimento da célula como unidade básica de vida. (b) interação
entre os sistemas nervoso e locomotor; identificar as estruturas do sistema
nervoso, deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais
resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (c) lentes
corretivas; identificar a importância da visão para o funcionamento do corpo e
identificar defeitos da visão, como a miopia. Conteúdos de acordo com a faixa
etária.
No 7º ano, temos os seguintes temos:
(a) diversidades de ecossistemas; caracterizar os principais ecossistemas com
relação à paisagem. (b) fenômenos naturais e impactos naturais; avaliar os
dados provocados por desastres naturais. (c) programas e indicações de saúde
pública; interpretar e argumentar sobre a saúde da comunidade que está
inserido. Os conteúdos também estão de acordo com a idade dos alunos.
Já no 8º ano, os temas são: (a)
mecanismos reprodutivos; comparar os diferentes processos reprodutivos. (b)
sexualidade: analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade,
comparar métodos contraceptivos e ter conhecimento sobre doenças sexualmente
transmissíveis (DST). Temas de acordo com idade e de extrema importância para
tal idade.
Por fim no 9º ano, os conteúdos são:
(a) hereditariedade; associar os gametas a transmissão de características
hereditárias. (b) ideias evolucionistas; discutir a evolução e a diversidade
das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma
mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (c) preservação da
biodiversidade; verificar a importância das unidades de conservação e propor
iniciativa individuais e coletivas para a preservação da biodiversidade. Tema
de acordo também.
Não foi possível observar o ensino
em espiral no 6º ano, somente a partir do 7º ano. Não verifiquei divergência
com relação ao conteúdo. A meu juízo, deveria estar presente temas com relação
à orientação sexual e identidade de gênero, ao passo que nos dias atuais não
tem como falar sobre sexualidade sem abordar esses temas tão presentes.
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