INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
1) Comente a afirmação de Paulo Freire de
que não existe neutralidade na educação.
Paulo Freire destaca que
não existe a possibilidade de neutralidade dentro do ambiente escolas, uma vez
que é composto por diversas pessoas, cada uma com suas particularidades. Ou
seja, se torna impossível ser neutro em uma instituição de ensino com base na
diversidade que ali apresenta.
2) Quais as principais características
da CTSA?
É uma proposta de ensino
mais interdisciplinar, que visa mostrar que é possível ensinar sobre
determinados assuntos e integrar nele diversas matérias. Em busca de um ensino
de ciência visto, de certa forma como uma atividade cultural. A fim de que o
ensino se torne mais crítico e esse tema e/ou assunto abordado impacte de forma
positiva na vida do educando.
3) O que são as QSC?
São problemas
científicos, que para serem solucionados precisam de dados científicos, que
envolvem além desses dados, valores, atitudes e habilidades. Estes que são
oriundos de diferentes tradições culturais e religiosas, e filosofias morais.
4) Como a CTSA e as QSC se articulam com a BNCC?
Nos trazem que o
professor se torna um mediador do conhecimento e o aluno se torna o
protagonista do ensino/aprendizagem. Dessa forma, deixamos de lado aquele
ensino passivo, de “decoreba” e entramos de frente com um ensino ativo, tornado
os alunos pessoas com um bom embasamento científico, com pensamento crítico e
criativo.
5) Quais as características de uma proposta de
ensino baseada em QSC?
Busca sempre uma
determinada conexão entre o aluno e a CTSA, com objetivo que ele se empenhe em
buscar e/ou resolver problemas que a eles foram propostos. Não somente para
fazer determinadas atividades, mas sim que tenha compreensão e reflexão crítica
sobre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, afim de que auxilie
em tomadas de decisões no futuro, por exemplo.
6) Como as QSC devem ser elaboradas?
Sua elaboração está inteiramente
ligada, a meu juízo, com a 2ª competência geral da BNCC (Pensamento científico,
crítico e criativo). Ou seja, é proposto problemas ou assuntos polêmicos da
área científica e o aluno nós traz sua opinião além de baseada em dados científicos,
mas também sua crítica particular e religiosa, por exemplo. E assim, aprende a
respeitar o posicionamento do outro, mas sabe que não precisa necessariamente o
aceitar.
7) Qual o papel do professor na utilização das
QSC em sala de aula?
Deve se fazer uma
mediação do conhecimento mais consultiva, dando suporte tanto teórico como
emocional aos discentes.
8) Quais as oportunidades apresentadas pelo texto
para a utilização do tema “agrotóxicos” e do tema “polinização” em uma
atividade de QSC: o que pode ser trabalhado, e de que forma? Escreva no mínimo
cinco exemplos dados no texto, para cada um dos temas.
-
Utilização
de temática sobre os agrotóxicos para promoção da saúde de comunidades
campesinas;
-
Utilizar o temos como como gerador, buscando a construção de uma prática
educativa contextualizada;
-
Na aula de química, abordando o tema da horta orgânica;
-
Uma sequência didática, com o objetivo de desenvolver e ampliar a visão dos
alunos a respeito das implicações sociais e ambientais com relação ao uso dos
agrotóxicos;
-
Identificar empresas que fabricam o produzem o agrotóxico e entender de forma
crítica, qual a relação do produto com a política e a economia;
9) Explique com suas palavras o modelo das
tipologias do conteúdo de Zabala (1998).
Zabala descreve 3 dimensões,
com o objetivo de desenvolver as competências de educando nas suas relações, através
de expressão, ideias... Analisa regras, técnicas, destrezas e habilidades e por
fim a formação de valores, atitudes e normas. Ou seja, primeiro se analisa o
aluno, depois se identifica suas habilidades e destrezas e por último suas
atitudes.
10) Caracterize detalhadamente a dimensão
social apontada nas duas propostas de QSC estudadas, e como elas se relacionam
com o estudo de ciências.
As duas propostas estão
ligadas, ambas relatam a escassez dos alimentos e sobre sua qualidade e
quantidade. Despertando nos alunos a vontade de aprender mais sobre os assuntos
e também repensar sobre sua alimentação e de sua família.
11) Caracterize a Aprendizagem Baseada em
Problemas (ABP) e a técnica dos “sete passos da ABP”.
Caracteriza-se por
orientar a análise e a resolução do caso pelos estudantes, mas preservando as
possibilidades de desenvolverem múltiplas abordagens e conhecimentos para resolvê-la.
Já a técnica dos sete
passos se caracteriza por uma rotina organizacional.
Tem sete passos, são
eles:
- Esclarecer o problema e
os termos e conceitos presentes em sua formulação;
- Definir o problema;
- Chuva de ideias;
- Detalhar explicações,
sistematizando e estruturando os resultados da chuva de ideias;
- Propor objetivos de
aprendizagem autodirigida;
- Busca de informações e
estudo individual;
- Avaliação;
12) Qual sua opinião sobre a QSC apresentada nos
artigos, e como você utilizaria esta ferramenta em seu trabalho como professor.
Quais seriam os principais desafios?
São questões da
atualidade e temas que ainda serão muito discutidos no ambiente escolar. Ótimos
temas, uma vez que temos que inovar e acima de tudo trazer dados além de
científicos, da nossa realidade atual.
Como professor utilizaria
as QSC frequentemente, desafiando os alunos a buscarem ao final de todo o
processo a repensarem sua prática, assim como nós. Acredito que na área da ciências
não tem como deixar de lado as QSC pois sempre temos novos artigos sobre os
mais diversos assuntos que rendem um bom debate.
Olá César!
ResponderExcluirBom trabalho! Gostei muito da tua análise das QSC relacionando-as com a BNCC. Por gentileza, revise as questões 8 e 9. Parabéns, e continue!