segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Proposta de Atividade no eixo Vida e Evolução baseado em Questões Sociocientíficas

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS

Componente Curricular: Ciências

Ano*: 7º

Unidade Temática*: Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento*: Fenômenos naturais e impactos ambientais

Habilidades*:

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Objetivos**:

- Analisar a quantidade de copos descartáveis utilizados em nosso dia-dia;

- Discutir sobre a importância de diminuir o consumo excessivo de copos descartáveis;

Tempo da aula**:  2 períodos de 50 minutos cada.

Proposta de Questão Sócio-Científica**: (Elaboração de um texto no formato de uma história com 25 a 30 linhas).

     Uma empresa da rede de telecomunicações da cidade de Vacaria/RS notou que seus funcionários estavam fazendo o uso excessivo de copos plásticos descartáveis durante o expediente. A partir disso, buscou entender o porquê desse consumo exagerado. E notou que não havia outra opção para seus funcionários senão o copo descartável.

     Em busca de diminuir o consumo, a empresa mandou fazer uma caneca para cada um de seus funcionários, personalizada com a característica pessoal de cada um e os presenteou nas festas de final de ano.

     O que os funcionários não sabiam, era que essa caneca personalizada não era para levar para casa e sim para deixar na empresa para que fosse feito o uso da mesma ao invés dos copos descartáveis, pois já tinha até um “porta-canecas” com espaço reservado a cada um dos colaboradores.

     No mês de janeiro a empresa observou que o consumo havia baixado, mas que poderia diminuir ainda mais. Com isso a gestora da empresa notou que alguns funcionários não tinham levado a caneca para empresa e mandou uma mensagem no grupo de WhatsApp da empresa solicitando que trouxessem e que não fizessem mais o uso dos copos descartáveis.

     Um dos funcionários que cursa Licenciatura em Ciências Biológicas no IFRS campus Vacaria, informou seus colegas de trabalho no mesmo grupo de WhatsApp sobre a importância de reduzir o consumo. Não só pelo gasto da empresa, mas sim pelo meio ambiente e até mesmo para saúde de cada um. O que eles não sabiam e o colega informou era que o simples copo descartável leva até 450 anos para se decompor, que é pouco reciclável pelo fato das cooperativas pagarem apenas R$0,20 por quilograma do material, dessa forma não se torna viável para o catador e que em processos tradicionais são utilizados em média três litros de água para fabricar cada unidade, enquanto é gasto apenas 300ml de água para lavar uma caneca.

     Após essa informação, todos os funcionários tomam água e/ou café com sua caneca personalizada e os copos descartáveis são disponibilizados apenas para os clientes. A empresa calcula que com seus 35 colaboradores deixou de utilizar cerca 1.500 copos por mês.

Metodologia**: (Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões).

     No primeiro momento será questionado os alunos sobre o uso de copos descartáveis no seu dia-dia e se acham que ele tem algum malefício, de um modo bem geral e se usam ou não e se sim o porquê.

     Após uma breve discussão será apresentado o texto aos alunos, de forma impressa, realizado a leitura e discussão do texto lido. Levando em consideração as informações contidas no texto, os alunos que relataram no início da aula que fazem o uso de copos descartáveis serão questionados se continuarão fazendo o uso e terá que justiçar a sua prática a partir da aula.

     Depois da discussão os alunos responderão 8 questões que serão passadas no quadro.

1-      Na sua opinião, foi importante que a empresa tenha observado o consumo exagerado de copos descartáveis?

2-      Por que você acha que os funcionários não estavam fazendo o uso da caneca?

3-      A informação dada pelo colega que cursa Licenciatura em Ciências Biológicas foi válida? Justifique.

4-      Em sua casa, você tem o costume de utilizar copos plásticos para não juntar muita louça?

5-      Que atitudes você pode tomar a partir de agora que vai contribuir para meio ambiente, com relação aos copos descartáveis?

6-      Cite 2 informações relevantes do texto justificando o porquê não é sustentável fazer o uso de copo descartáveis?

7-      Por qual razão os copos descartáveis não são uma boa opção para os catadores?

8-      Elabore um cartaz informativo repudiando o uso de copos descartáveis.

Avaliação**:

Os alunos serão avaliados com relação a sua postura e participação em sala de aula, uma vez que o objetivo da aula é discutir e escutar a opinião de cada colega e também pela criavidade com relação aos cartazes proposto como atividade.

Referências:

AMÉRICO, J.C.P.; IANELA, M.C.; CORNELI, V.M: Substituição de copos descartáveis por canecas reutilizáveis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Campo Mourão. Disponível em: <http://rpem.unespar.edu.br/index.php/geomae/article/viewFile/1686/pdf_254> Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.




Um comentário: