terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Questões Sociocientíficas

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

1)      Comente a afirmação de Paulo Freire de que não existe neutralidade na educação.

Paulo Freire destaca que não existe a possibilidade de neutralidade dentro do ambiente escolas, uma vez que é composto por diversas pessoas, cada uma com suas particularidades. Ou seja, se torna impossível ser neutro em uma instituição de ensino com base na diversidade que ali apresenta.

2)      Quais as principais características da CTSA?

É uma proposta de ensino mais interdisciplinar, que visa mostrar que é possível ensinar sobre determinados assuntos e integrar nele diversas matérias. Em busca de um ensino de ciência visto, de certa forma como uma atividade cultural. A fim de que o ensino se torne mais crítico e esse tema e/ou assunto abordado impacte de forma positiva na vida do educando.

3)      O que são as QSC?

São problemas científicos, que para serem solucionados precisam de dados científicos, que envolvem além desses dados, valores, atitudes e habilidades. Estes que são oriundos de diferentes tradições culturais e religiosas, e filosofias morais.

4)       Como a CTSA e as QSC se articulam com a BNCC?

Nos trazem que o professor se torna um mediador do conhecimento e o aluno se torna o protagonista do ensino/aprendizagem. Dessa forma, deixamos de lado aquele ensino passivo, de “decoreba” e entramos de frente com um ensino ativo, tornado os alunos pessoas com um bom embasamento científico, com pensamento crítico e criativo.

5)       Quais as características de uma proposta de ensino baseada em QSC?

Busca sempre uma determinada conexão entre o aluno e a CTSA, com objetivo que ele se empenhe em buscar e/ou resolver problemas que a eles foram propostos. Não somente para fazer determinadas atividades, mas sim que tenha compreensão e reflexão crítica sobre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, afim de que auxilie em tomadas de decisões no futuro, por exemplo.

6)       Como as QSC devem ser elaboradas?

Sua elaboração está inteiramente ligada, a meu juízo, com a 2ª competência geral da BNCC (Pensamento científico, crítico e criativo). Ou seja, é proposto problemas ou assuntos polêmicos da área científica e o aluno nós traz sua opinião além de baseada em dados científicos, mas também sua crítica particular e religiosa, por exemplo. E assim, aprende a respeitar o posicionamento do outro, mas sabe que não precisa necessariamente o aceitar.

7)       Qual o papel do professor na utilização das QSC em sala de aula?

Deve se fazer uma mediação do conhecimento mais consultiva, dando suporte tanto teórico como emocional aos discentes.

8)       Quais as oportunidades apresentadas pelo texto para a utilização do tema “agrotóxicos” e do tema “polinização” em uma atividade de QSC: o que pode ser trabalhado, e de que forma? Escreva no mínimo cinco exemplos dados no texto, para cada um dos temas.

- Utilização de temática sobre os agrotóxicos para promoção da saúde de comunidades campesinas;

- Utilizar o temos como como gerador, buscando a construção de uma prática educativa contextualizada;

- Na aula de química, abordando o tema da horta orgânica;

- Uma sequência didática, com o objetivo de desenvolver e ampliar a visão dos alunos a respeito das implicações sociais e ambientais com relação ao uso dos agrotóxicos;

- Identificar empresas que fabricam o produzem o agrotóxico e entender de forma crítica, qual a relação do produto com a política e a economia;

9)       Explique com suas palavras o modelo das tipologias do conteúdo de Zabala (1998).

Zabala descreve 3 dimensões, com o objetivo de desenvolver as competências de educando nas suas relações, através de expressão, ideias... Analisa regras, técnicas, destrezas e habilidades e por fim a formação de valores, atitudes e normas. Ou seja, primeiro se analisa o aluno, depois se identifica suas habilidades e destrezas e por último suas atitudes.

10)  Caracterize detalhadamente a dimensão social apontada nas duas propostas de QSC estudadas, e como elas se relacionam com o estudo de ciências.

As duas propostas estão ligadas, ambas relatam a escassez dos alimentos e sobre sua qualidade e quantidade. Despertando nos alunos a vontade de aprender mais sobre os assuntos e também repensar sobre sua alimentação e de sua família.

11)  Caracterize a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a técnica dos “sete passos da ABP”.

Caracteriza-se por orientar a análise e a resolução do caso pelos estudantes, mas preservando as possibilidades de desenvolverem múltiplas abordagens e conhecimentos para resolvê-la.

Já a técnica dos sete passos se caracteriza por uma rotina organizacional.

Tem sete passos, são eles:

- Esclarecer o problema e os termos e conceitos presentes em sua formulação;

- Definir o problema;

- Chuva de ideias;

- Detalhar explicações, sistematizando e estruturando os resultados da chuva de ideias;

- Propor objetivos de aprendizagem autodirigida;

- Busca de informações e estudo individual;

- Avaliação;

 

12)   Qual sua opinião sobre a QSC apresentada nos artigos, e como você utilizaria esta ferramenta em seu trabalho como professor. Quais seriam os principais desafios?

São questões da atualidade e temas que ainda serão muito discutidos no ambiente escolar. Ótimos temas, uma vez que temos que inovar e acima de tudo trazer dados além de científicos, da nossa realidade atual.

Como professor utilizaria as QSC frequentemente, desafiando os alunos a buscarem ao final de todo o processo a repensarem sua prática, assim como nós. Acredito que na área da ciências não tem como deixar de lado as QSC pois sempre temos novos artigos sobre os mais diversos assuntos que rendem um bom debate.

Um comentário:

  1. Olá César!

    Bom trabalho! Gostei muito da tua análise das QSC relacionando-as com a BNCC. Por gentileza, revise as questões 8 e 9. Parabéns, e continue!

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