MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande
do Sul
Campus Vacaria
PROPOSTA
DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS
Componente
Curricular: Ciências |
Ano*: 7º |
Unidade
Temática*: Vida e Evolução |
Objeto
de Conhecimento*: Fenômenos naturais e impactos ambientais |
Habilidades*: (EF07CI08)
Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas
populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração etc. (EF07CI09) Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. |
Objetivos**:
- Analisar a quantidade de copos descartáveis
utilizados em nosso dia-dia; - Discutir sobre a importância de diminuir o
consumo excessivo de copos descartáveis; |
Tempo da
aula**: 2 períodos de 50 minutos cada. |
Proposta
de Questão Sócio-Científica**: (Elaboração de um texto no formato
de uma história com 25 a 30 linhas). Uma empresa da rede de telecomunicações
da cidade de Vacaria/RS notou que seus funcionários estavam fazendo o uso
excessivo de copos plásticos descartáveis durante o expediente. A partir
disso, buscou entender o porquê desse consumo exagerado. E notou que não
havia outra opção para seus funcionários senão o copo descartável. Em busca de diminuir o consumo, a
empresa mandou fazer uma caneca para cada um de seus funcionários,
personalizada com a característica pessoal de cada um e os presenteou nas
festas de final de ano. O que os funcionários não sabiam, era
que essa caneca personalizada não era para levar para casa e sim para deixar
na empresa para que fosse feito o uso da mesma ao invés dos copos
descartáveis, pois já tinha até um “porta-canecas” com espaço reservado a
cada um dos colaboradores. No mês de janeiro a empresa observou que
o consumo havia baixado, mas que poderia diminuir ainda mais. Com isso a
gestora da empresa notou que alguns funcionários não tinham levado a caneca
para empresa e mandou uma mensagem no grupo de WhatsApp da empresa
solicitando que trouxessem e que não fizessem mais o uso dos copos
descartáveis. Um dos funcionários que cursa
Licenciatura em Ciências Biológicas no IFRS campus Vacaria, informou seus
colegas de trabalho no mesmo grupo de WhatsApp sobre a importância de reduzir
o consumo. Não só pelo gasto da empresa, mas sim pelo meio ambiente e até
mesmo para saúde de cada um. O que eles não sabiam e o colega informou era
que o simples copo descartável leva até 450 anos para se decompor, que é
pouco reciclável pelo fato das cooperativas pagarem apenas R$0,20 por
quilograma do material, dessa forma não se torna viável para o catador e que
em processos tradicionais são utilizados em média três litros de água para
fabricar cada unidade, enquanto é gasto apenas 300ml de água para lavar uma caneca.
Após essa informação, todos os
funcionários tomam água e/ou café com sua caneca personalizada e os copos
descartáveis são disponibilizados apenas para os clientes. A empresa calcula
que com seus 35 colaboradores deixou de utilizar cerca 1.500 copos por mês. |
Metodologia**:
(Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC
irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões). No primeiro momento será questionado os
alunos sobre o uso de copos descartáveis no seu dia-dia e se acham que ele
tem algum malefício, de um modo bem geral e se usam ou não e se sim o porquê.
Após uma breve discussão será
apresentado o texto aos alunos, de forma impressa, realizado a leitura e
discussão do texto lido. Levando em consideração as informações contidas no texto,
os alunos que relataram no início da aula que fazem o uso de copos
descartáveis serão questionados se continuarão fazendo o uso e terá que
justiçar a sua prática a partir da aula. Depois da discussão os alunos
responderão 8 questões que serão passadas no quadro. 1-
Na sua opinião, foi importante que a empresa
tenha observado o consumo exagerado de copos descartáveis? 2-
Por que você acha que os funcionários não
estavam fazendo o uso da caneca? 3-
A informação dada pelo colega que cursa
Licenciatura em Ciências Biológicas foi válida? Justifique. 4-
Em sua casa, você tem o costume de utilizar
copos plásticos para não juntar muita louça? 5-
Que atitudes você pode tomar a partir de
agora que vai contribuir para meio ambiente, com relação aos copos
descartáveis? 6-
Cite 2 informações relevantes do texto
justificando o porquê não é sustentável fazer o uso de copo descartáveis? 7-
Por qual razão os copos descartáveis não são
uma boa opção para os catadores? 8-
Elabore um cartaz informativo repudiando o
uso de copos descartáveis. |
Avaliação**:
Os alunos serão avaliados com relação a sua
postura e participação em sala de aula, uma vez que o objetivo da aula é
discutir e escutar a opinião de cada colega e também pela criavidade com relação
aos cartazes proposto como atividade. |
Referências:
AMÉRICO,
J.C.P.; IANELA, M.C.; CORNELI, V.M: Substituição de copos descartáveis por
canecas reutilizáveis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus
Campo Mourão. Disponível em: <http://rpem.unespar.edu.br/index.php/geomae/article/viewFile/1686/pdf_254>
Acesso em: 20 fev. 2021. BRASIL.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. |
Parabéns César!!!
ResponderExcluir