INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Com
base na leitura realizada nos textos sobre a BNCC e Ensino de Ciências, estes
destacam que enquanto professores, devemos buscar proporcionar aos alunos
processos e práticas de investigação. Nessa perspectiva, o aluno será capaz de discernir
o que pode ou não contribuir para o desenvolvimento do mundo em sua volta. Se
tornando assim, um ser humano capaz de agir de forma ética, política e cultural
na sociedade.
Para conseguir despertar nos alunos
a prática investigativa, a fim de que o aluno entenda qual seu papel como parte
da sociedade, é preciso que professor tenha uma formação complexa na área, como
descreve em um dos textos, é notável que a formação inicial não traz todo esse
suporte. Ou seja, a formação contínua por parte do docente é extremamente importante
para que o sucesso de sua prática.
Um bom planejamento é fundamental
para possibilitar que o aluno seja o “protagonista” de sua aula, levantando hipóteses,
representando e analisando resultados, e principalmente interagindo com aula.
Para que tudo isso seja alcançado, o professor deve conhecer a comunidade
escolar que está inserida e buscar nos alunos o conhecimento prévio sobre os
assuntos abordados em sala de aula, passando do conhecimento prévio ao científico
em busca da construção do conhecimento.
Seguindo esse pensamento, Libâneo (2013.
p114) nos diz que “não é muito comum os professores terem o habito de levar os
alunos a pensarem sobre o que estão aprendendo”. A meu juízo, o autor tem toda
razão. É esse o caminho para que os alunos levantem hipóteses e as testem na
prática. Por fim, renovar as práticas didáticas, estudar a BNCC, ter um bom planejamento, investigar os alunos
e ser um bom elaborador de perguntas que sejam capazes de potencializar a construção
de novos conhecimentos é caminho do sucesso dentro e fora do ambiente escolar.
Parabéns Cesar, continue!
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