sábado, 23 de janeiro de 2021

Resenha crítica sobre a BNCC e o Ensino de Ciências

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


            Com base na leitura realizada nos textos sobre a BNCC e Ensino de Ciências, estes destacam que enquanto professores, devemos buscar proporcionar aos alunos processos e práticas de investigação. Nessa perspectiva, o aluno será capaz de discernir o que pode ou não contribuir para o desenvolvimento do mundo em sua volta. Se tornando assim, um ser humano capaz de agir de forma ética, política e cultural na sociedade.

            Para conseguir despertar nos alunos a prática investigativa, a fim de que o aluno entenda qual seu papel como parte da sociedade, é preciso que professor tenha uma formação complexa na área, como descreve em um dos textos, é notável que a formação inicial não traz todo esse suporte. Ou seja, a formação contínua por parte do docente é extremamente importante para que o sucesso de sua prática.

            Um bom planejamento é fundamental para possibilitar que o aluno seja o “protagonista” de sua aula, levantando hipóteses, representando e analisando resultados, e principalmente interagindo com aula. Para que tudo isso seja alcançado, o professor deve conhecer a comunidade escolar que está inserida e buscar nos alunos o conhecimento prévio sobre os assuntos abordados em sala de aula, passando do conhecimento prévio ao científico em busca da construção do conhecimento.

            Seguindo esse pensamento, Libâneo (2013. p114) nos diz que “não é muito comum os professores terem o habito de levar os alunos a pensarem sobre o que estão aprendendo”. A meu juízo, o autor tem toda razão. É esse o caminho para que os alunos levantem hipóteses e as testem na prática. Por fim, renovar as práticas didáticas, estudar a BNCC,  ter um bom planejamento, investigar os alunos e ser um bom elaborador de perguntas que sejam capazes de potencializar a construção de novos conhecimentos é caminho do sucesso dentro e fora do ambiente escolar.    

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/logo_pequeno.png 
Acesso em: 21 de janeiro 2021


Um comentário: