INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Com base na leitura do parecer é
possível observar que essa análise feita pelo autor é extremamente importante.
Muitas vezes ao apenas ler a BNCC, certas coisas/detalhes passam
desapercebidos, e quando alguém faz esse tipo de parecer apresentando uma visão
e um entendimento diferente daquele visto num primeiro momento, nos faz
refletir sobre até que ponto seguiremos tal base.
De
início o autor começa fazendo crítica ao compromisso da Área de Ciências da
Natureza no Ensino Fundamental. E concordo, a definição realmente não é clara.
O termo “ideia de ciência” é muito mal empregado no texto. Sobre a integração
das unidades temáticas o artigo descreve que essa integralização não ocorre, o
que justamente é o objetivo a partir do momento em que foram divididas.
Realmente, em determinados anos do ensino fundamental não é possível observar
essa integridade. Mas em outro sim, na unidade temática Terra e Universo é
possível sim verificar de forma clara a gradação e o aprofundamento no conteúdo.
Outra observação, muito bem feita
pelo autor é com relação a escolha dos nomes das unidades e seus conteúdos. Nas
unidades dos Organismos e Ecossistemas, os organismos humanos não aparecem,
fazem relação apenas aos animais e plantas. O homem é tratado em uma unidade
chamada “Ser humano, saúde e qualidade de vida”. Isso é algo que precisa ser
revisto com urgência, uma vez que dessa forma estamos afirmando aos discentes
que sim, o ser humano sempre estará no topo da cadeia, o que é uma barbárie e
normatizamos chamando-o de “ego”.
Concordo com o autor na maioria das
críticas feitas, mas em algumas discordo. Algo muito importante é levar em
consideração que em 3 anos desde a última edição da BNCC o mínimo que esperamos
que muitas coisas sejam interligadas, outras excluídas as quais não condizem
com o cenário atual e principalmente incluir muitas coisas, como abordar a orientação
sexual e identidade de gênero e não apenas falar de sexualidade de uma forma
simplória. Afinal, o objetivo é estar em constante transformação e claro, para
melhor.
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