terça-feira, 27 de abril de 2021

Resumo do Minicurso: "Ludicidade na Educação Ambiental: uma práxis sobre problemas socioambientais"

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).

Nome do minicurso: Ludicidade na Educação Ambiental: uma práxis sobre problemas socioambientais.

Datas que o minicurso foi realizado: 19/04/2021 – 20/04/2021

Carga horária total: 4 horas

O objetivo do minicurso era trazer orientações teóricas sobre Educação Ambiental Crítica e Educação Lúdica e desafiar os estudantes a elaboração de um jogo de forma coletiva e deixar claro de como essa prática transforma o ambiente escolar que estamos inseridos.

Os assuntos abordados no minicurso partem de um embasamento teórico de Lucie Saúvé (2015) que sistematizou a educação ambiental em 15 correntes e uma delas é a corrente crítica. Já Carlos Loureiro (2004) categorizou a EA em dois grandes blocos e um deles é “Emancipatório, crítico ou transformador”.

A partir disso, foi discutido que a educação ambiental não deve ser apenas informações e atitudes ecologicamente corretas e sim buscar uma educação crítica que inspira o indivíduo a assumir a construção do conhecimento com objetivo de impactar a comunidade em que está inserido.

Buscando esclarecer melhor tudo isso, as palestrantes compartilharam suas próprias vivencias. Uma sobre a problemática socioambiental do córrego Guará e outra Resíduos sólidos que tinha em um terreno ao lado da escola.

Usando a metodologia trabalho-jogo os alunos trabalharam em etapas, que era as seguintes: identificar a problemática; discutir aspectos socioculturais, econômicos e políticos; a historicidade e ir em busca das causas e soluções para a problemática.

Os participantes do minicurso foram divididos em 3 três grupos, cada um com uma determinada problemática e foram separados por subsalas para discutir e elaborar uma atividade para que fosse aplicada com seus alunos. A discussão foi bastante desafiadora e enriquecedora, levando em consideração que a realidade de cada participante era extremamente distinta.

No fim deu tudo certo, todos apresentaram suas atividades e as palestrantes fizeram algumas observações. A única coisa que poderia ser melhorado é o tempo que foi disponibilizado para desenvolver a atividade, foram apenas 15 minutos e foi realmente desafiador elaborar uma atividade nesse curto espaço de tempo.

 

Registro do final do minicurso:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário