INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO
NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA
(JALEQUIM).
Nome do minicurso: Ludicidade
na Educação Ambiental: uma práxis sobre problemas socioambientais.
Datas que o minicurso foi realizado: 19/04/2021
– 20/04/2021
Carga horária total: 4 horas
O
objetivo do minicurso era trazer orientações teóricas sobre Educação Ambiental
Crítica e Educação Lúdica e desafiar os estudantes a elaboração de um jogo de
forma coletiva e deixar claro de como essa prática transforma o ambiente
escolar que estamos inseridos.
Os
assuntos abordados no minicurso partem de um embasamento teórico de Lucie Saúvé
(2015) que sistematizou a educação ambiental em 15 correntes e uma delas é a
corrente crítica. Já Carlos Loureiro (2004) categorizou a EA em dois grandes
blocos e um deles é “Emancipatório, crítico ou transformador”.
A
partir disso, foi discutido que a educação ambiental não deve ser apenas
informações e atitudes ecologicamente corretas e sim buscar uma educação
crítica que inspira o indivíduo a assumir a construção do conhecimento com
objetivo de impactar a comunidade em que está inserido.
Buscando
esclarecer melhor tudo isso, as palestrantes compartilharam suas próprias
vivencias. Uma sobre a problemática socioambiental do córrego Guará e outra
Resíduos sólidos que tinha em um terreno ao lado da escola.
Usando
a metodologia trabalho-jogo os alunos trabalharam em etapas, que era as
seguintes: identificar a problemática; discutir aspectos socioculturais,
econômicos e políticos; a historicidade e ir em busca das causas e soluções
para a problemática.
Os
participantes do minicurso foram divididos em 3 três grupos, cada um com uma
determinada problemática e foram separados por subsalas para discutir e
elaborar uma atividade para que fosse aplicada com seus alunos. A discussão foi
bastante desafiadora e enriquecedora, levando em consideração que a realidade
de cada participante era extremamente distinta.
No
fim deu tudo certo, todos apresentaram suas atividades e as palestrantes
fizeram algumas observações. A única coisa que poderia ser melhorado é o tempo
que foi disponibilizado para desenvolver a atividade, foram apenas 15 minutos e
foi realmente desafiador elaborar uma atividade nesse curto espaço de tempo.
Registro
do final do minicurso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário