domingo, 21 de março de 2021

Proposta de Atividade - Eixo Terra e Universo

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

 

Instituição de ensino: Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha

Componente curricular: Ciências da Natureza

Ano: 6º

Professor Acadêmico: Cesar Augusto da Silva Medeiros

 

Assunto:

 Forma, estrutura e movimentos da Terra

Objetivo(s):

- Identificar quais são as camadas que constituem o Planeta Terra (Litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera);

- Descrever as características de cada camada interna da litosfera;

Habilidade(s) da BNCC:

(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Conteúdo(s):

A estrutura da Terra;

- O estudo da Terra

- As camadas da Terra

- A superfície da Terra (Litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera)

Metodologia:

(2 períodos)

     No primeiro momento os alunos serão questionados se eles acham que a Terra é dividida em camadas ou não, se sim, irão relatar como imaginam que são essas camadas.

     Após uma breve discussão sobre o conhecimento prévio dos alunos, iremos pegar o livro (Companhia das Ciências – 6º Ano) e abrir na página 43 (anexo I).

     Será feita a leitura do texto junto com alunos até a página 49, fazendo pausas para a explicação de cada camada da Terra e possíveis questionamentos dos alunos. As explicações serão feitas com o auxílio de globo que apresente a estrutura da Terra, caso não tenha será feito através de desenhos no quadro.

     Após a explicação sobre o conteúdo os alunos terão que fazer uma atividade ainda em sala de aula, se não houver tempo será tarefa.

Atividade: Neste capítulo conhecemos as camadas da Terra: núcleo, manto, crosta, hidrosfera, atmosfera, litosfera e biosfera. Agora, no caderno, faça um quadro indicando as camadas estudadas e as principais características de cada uma delas.

 

(2 períodos, já em outra semana)

Produção da receita.

Tempo da aula:

4 períodos de 50 minutos cada.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados com relação a participação em sala de aula e no desenvolvimento das atividades propostas.

Observação: Possivelmente serão também avaliados pelo professor de Língua Inglesa.

Tarefa:

Será lançado um desafio aos alunos também como atividade. Eles terão que elaborar uma receita de um bolo (Anexo II) em conjunto com toda a classe com o objetivo de representar as camadas internas da Terra (Núcleo interno e externo, e manto). Através de uma votação será decidido quais as cores que serão utilizadas para representar as camadas.

Essa atividade será interdisciplinar com a Língua Inglesa, onde os alunos deverão elaborar uma espécie de folder descrevendo os ingredientes e o modo de fazer com tradução para o inglês com o auxílio do professor da área.

 

Observação:  a receita será feita no refeitório da escola com o auxílio do professor e depois compartilhado com toda a classe. Em uma futura apresentação em uma feira de ciências os alunos irão explicar sobre as camadas internas da Terra e dar um pedaço e/ou fatia para o público, juntamente com o folder produzido com o professor de Língua Inglesa.

Referências:

EDUCAÇÃO, Ministério da. CIÊNCIAS – 7º ANO. In: EDUCAÇÃO, Ministério da. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Editora Ms, 2018.

 

URBESCO, João. COMPANHIA DAS CIÊNCIAS – 6º ANO. 5ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

Tudo Gostoso. Bolo Arco-íris.

Disponível em: < https://www.tudogostoso.com.br/receita/139557-bolo-arco-iris.html >  Acesso em 21 de mar. de 2021.

Anexos:

Anexo I: ..\Desktop\pdf.livro didático p 43-49.pdf

Anexo II: ..\Desktop\bolo terra.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário