MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Sul
Campus Vacaria
PROPOSTA
DE ATIVIDADE
Instituição
de ensino: Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha
Componente
curricular: Ciências da Natureza
Ano:
6º
Professor
Acadêmico: Cesar Augusto da Silva Medeiros
Assunto: Forma, estrutura e movimentos da Terra |
Objetivo(s):
-
Identificar quais são as camadas que constituem o Planeta Terra (Litosfera,
hidrosfera, atmosfera e biosfera); -
Descrever as características de cada camada interna da litosfera; |
Habilidade(s)
da BNCC: (EF06CI11)
Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da
estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. |
Conteúdo(s): A estrutura
da Terra; - O estudo da
Terra - As camadas
da Terra |
Metodologia: (2
períodos) No primeiro momento os alunos serão
questionados se eles acham que a Terra é dividida em camadas ou não, se sim,
irão relatar como imaginam que são essas camadas. Após uma breve discussão sobre o
conhecimento prévio dos alunos, iremos pegar o livro (Companhia das Ciências
– 6º Ano) e abrir na página 43 (anexo I). Será feita a leitura do texto junto com
alunos até a página 49, fazendo pausas para a explicação de cada camada da
Terra e possíveis questionamentos dos alunos. As explicações serão feitas com
o auxílio de globo que apresente a estrutura da Terra, caso não tenha será
feito através de desenhos no quadro. Após a explicação sobre o conteúdo os
alunos terão que fazer uma atividade ainda em sala de aula, se não houver
tempo será tarefa. Atividade:
Neste capítulo conhecemos as camadas da Terra: núcleo, manto, crosta,
hidrosfera, atmosfera, litosfera e biosfera. Agora, no caderno, faça um
quadro indicando as camadas estudadas e as principais características de cada
uma delas. (2
períodos, já em outra semana) Produção
da receita. |
Tempo
da aula: 4
períodos de 50 minutos cada. |
Avaliação: Os
alunos serão avaliados com relação a participação em sala de aula e no
desenvolvimento das atividades propostas. Observação:
Possivelmente serão também avaliados pelo professor de Língua Inglesa. |
Tarefa: Será
lançado um desafio aos alunos também como atividade. Eles terão que elaborar
uma receita de um bolo (Anexo II) em conjunto com toda a classe com o
objetivo de representar as camadas internas da Terra (Núcleo interno e
externo, e manto). Através de uma votação será decidido quais as cores que
serão utilizadas para representar as camadas. Essa
atividade será interdisciplinar com a Língua Inglesa, onde os alunos deverão
elaborar uma espécie de folder descrevendo os ingredientes e o modo de fazer com
tradução para o inglês com o auxílio do professor da área. Observação: a receita será feita no refeitório da
escola com o auxílio do professor e depois compartilhado com toda a classe.
Em uma futura apresentação em uma feira de ciências os alunos irão explicar
sobre as camadas internas da Terra e dar um pedaço e/ou fatia para o público,
juntamente com o folder produzido com o professor de Língua Inglesa. |
Referências: EDUCAÇÃO, Ministério da. CIÊNCIAS – 7º
ANO. In: EDUCAÇÃO, Ministério da. Base Nacional Comum Curricular: educação
é a base. Brasília: Editora Ms, 2018. URBESCO, João. COMPANHIA DAS CIÊNCIAS –
6º ANO. 5ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2020. Tudo Gostoso. Bolo Arco-íris. Disponível em: < https://www.tudogostoso.com.br/receita/139557-bolo-arco-iris.html
> Acesso em 21 de mar. de 2021. |
Anexos:
Anexo
I: ..\Desktop\pdf.livro
didático p 43-49.pdf Anexo
II: ..\Desktop\bolo
terra.pdf |
Nenhum comentário:
Postar um comentário