domingo, 10 de janeiro de 2021

Atividades sobre Avaliação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


1.      Escreva um texto comparando a parte da Avaliação dos PPPs das escolas Juventina e Bernardina (mínimo 10 linhas).

A avaliação descrita no PPP de cada escola, Juventiva e Bernadina são parecidas.

Os alunos do 1º ao 5º ano são avaliados trimestralmente por parecer descritivo. Já os alunos do 6º ao 9° a avaliação é expressada por área do conhecimento em forma de notas, trinta no primeiro trimestre, trinta no segundo e quarenta no terceiro. No final do aluno deverá somar no mínimo 60 pontos.

Algo que difere muito entre as escolas é que no Juventina os alunos com necessidades específicas são avaliados somente por parecer descritivo, independente da série que estiver matriculado. Enquanto no Bernardina são avaliados através de notas e parecer emitido pela Sala de Recursos.

A escola Juventina não descreve em seu PPP sobre o conselho de classe participativo, diferentemente do Bernardina que o realiza de forma trimestral.

 

2.      De acordo com o artigo “Como avaliar para promover a aprendizagem”, da Revista Nova Escola, qual a importância dos instrumentos de avaliação, e como eles devem ser elaborados?

O autor destaca que a ideia de avaliação está ligada diretamente sobre julgar. Ou seja, provas muitas vezes são utilizadas como ferramentas a fim de classificar os alunos e essa nem sempre é a forma correta de promover a aprendizagem.

O instrumento que será utilizado para avaliar é muito importante, pois é desse instrumento que vamos obter resultados dos alunos com relação a seu conhecimento, habilidades e competências. Sobre tudo devem ser elaboradas com o objetivo de saber o que eu (docente) quero obter com essa avaliação, por exemplo: se minha prova vai ser elaborada para classificar os alunos de forma numérica ou buscar descobrir a partir da prova outras formas de abordagem para melhorar o ensino aprendizagem?

 

3.      Leia o artigo “A avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso”, de Regina Leite Garcia. De acordo com a autora, faça uma análise dos exames e as relações de poder que se instauram a partir dessa prática.

Os exames tornam o ambiente escolar pesado, uma vez que os alunos se sentem sim classificados e muitas vezes humilhados com base em uma única prova, como se tudo que ele produziu no trimestre e/ou ano não valesse mais nada. Deixando claro que, o único momento de avaliar é o do exame.

Contudo, os docentes que ainda utilizam dessa prática a usam com determinada superioridade, buscando com isso o controle da classe.

 

4.      Ainda segundo o artigo de Regina Leite Garcia, quais autores sustentam a crítica ao modelo de avaliação por exames? Quais são os principais problemas dessa estratégia de avaliação apontados no texto? 

Carl Marx, Foucault, Bourdieu e Passeron, Comenius e La Salle.

Como já citado na resposta da pergunta anterior, esse tipo de estratégia de avaliação deve ser muito bem elabora. Buscando ter novas formas de abordagem, novos planejamento e iniciativas e acima de tudo não deixar ir por água a baixo toda a construção do conhecimento até que chegássemos na avaliação.

Devemos pensar ainda, sobre o quanto esse tipo de avaliação pode mexer com o psicológico dos alunos, pode ter nervosismo, o aluno pode ter um branco, assim como ele pode se preparar realmente para a avaliação, como ele pode simplesmente decorar e ai já demonstra que de nada valeu todo o período buscando incentivar o aluno a construir o conhecimento.

 

5.      Leia o texto “Verificação ou avaliação? O que pratica a escola?”, de Cipriano Carlos Luckesi. Como são obtidos os resultados da aprendizagem na prática escolar atual? Cite exemplos do autor. Relacione a obtenção desses resultados com a “nota ou conceito”.

A prática atual está relacionada, normalmente com notas (medida), independente do instrumento de avaliação utilizada pelo docente. Mas essa pode mudar para conceito, dependendo do que exige a escola e com base naquilo que o professor julgar melhor.

Exemplos de conceito: SS (superior), ME (médio), SR (sem rendimento).

E resta saber o que fazer após ter o resultado em mãos, se o professor irá dar uma “oportunidade” de seu aluno melhor a nota/conceito, se ele deve avaliar a sua prática enquanto docente e buscar melhorar ou o pior, se estão interessados apenas em reprovar ou aprovar o aprendiz.

 

6.      Ainda segundo o texto de Luckesi, qual a diferença entre verificar e avaliar a aprendizagem? Qual a crítica do autor ao sistema educacional brasileiro atual?

Segundo o autor, verificar é como se estivemos confirmando se algo é isso mesmo, e quando levamos esse termo para área da educação é como se ao colocarmos esse tipo de prática em sala aula ele congelasse toda a construção do conhecimento do educando. Já avaliar, muito pelo contrário de verificar é identificarmos através da avaliação diagnóstica, por exemplo, as dificuldades do aluno e buscar melhoria.

Com relação ao sistema educacional brasileiro o autor destaca que na maioria das vezes só é feito a verificação, por isso não conseguimos uma melhoria significativa na aprendizagem brasileira. Temos exceções, profissionais que utilizam da avaliação para compreender avanços, limites e dificuldades.

 

7.      Quais os encaminhamentos realizados por Luckesi para aprimoração dos processos avaliativos?

Em primeiro lugar, a avaliação do aproveitamento escolar seja pratica como uma atribuição aos resultados da aprendizagem dos alunos, dessa forma o objetivo não será aprovar ou reprovar e sim dar direcionar a aprendizagem e desenvolvê-la.

A segunda, descreve os padrões mínimos que devem ser estabelecidos, de conhecimento, habilidades e hábitos. Ou seja, completamos aquela velha frase “Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de...” e não estabelecer mínimo de notas.

A terceira é muito importante, descreve que o docente deve estar interessado na aprendizagem do educando, preocupado se ele realmente está aprendendo aquilo que está sendo ensinado.

Por fim, ele destaca que a avaliação para se tornar um instrumento subsidiário significativo da prática educativa deve ser conduzida com um determinado rigor científico e técnico. 

Um comentário:

  1. Bom trabalho César!!

    Na questão 4, você também pode mencionar o pesquisador mexicano e a pesquisadora brasileira mencionados.

    Att

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