INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
1.
Escreva um texto
comparando a parte da Avaliação dos PPPs das escolas Juventina e Bernardina
(mínimo 10 linhas).
A avaliação descrita no PPP de cada escola,
Juventiva e Bernadina são parecidas.
Os alunos do 1º ao 5º ano são avaliados
trimestralmente por parecer descritivo. Já os alunos do 6º ao 9° a avaliação é
expressada por área do conhecimento em forma de notas, trinta no primeiro
trimestre, trinta no segundo e quarenta no terceiro. No final do aluno deverá
somar no mínimo 60 pontos.
Algo que difere muito entre as escolas é que no
Juventina os alunos com necessidades específicas são avaliados somente por
parecer descritivo, independente da série que estiver matriculado. Enquanto no
Bernardina são avaliados através de notas e parecer emitido pela Sala de
Recursos.
A escola Juventina não descreve em seu PPP sobre o
conselho de classe participativo, diferentemente do Bernardina que o realiza de
forma trimestral.
2.
De acordo com o
artigo “Como avaliar para promover a aprendizagem”, da Revista Nova Escola,
qual a importância dos instrumentos de avaliação, e como eles devem ser
elaborados?
O autor destaca que a ideia de avaliação está ligada
diretamente sobre julgar. Ou seja, provas muitas vezes são utilizadas como
ferramentas a fim de classificar os alunos e essa nem sempre é a forma correta
de promover a aprendizagem.
O instrumento que será utilizado para avaliar é
muito importante, pois é desse instrumento que vamos obter resultados dos
alunos com relação a seu conhecimento, habilidades e competências. Sobre tudo
devem ser elaboradas com o objetivo de saber o que eu (docente) quero obter com
essa avaliação, por exemplo: se minha prova vai ser elaborada para classificar
os alunos de forma numérica ou buscar descobrir a partir da prova outras formas
de abordagem para melhorar o ensino aprendizagem?
3.
Leia o artigo “A avaliação e suas implicações no
fracasso/sucesso”, de Regina Leite Garcia. De acordo com a autora, faça uma
análise dos exames e as relações de poder que se instauram a partir dessa
prática.
Os exames
tornam o ambiente escolar pesado, uma vez que os alunos se sentem sim
classificados e muitas vezes humilhados com base em uma única prova, como se
tudo que ele produziu no trimestre e/ou ano não valesse mais nada. Deixando
claro que, o único momento de avaliar é o do exame.
Contudo,
os docentes que ainda utilizam dessa prática a usam com determinada
superioridade, buscando com isso o controle da classe.
4.
Ainda segundo o
artigo de Regina Leite Garcia, quais autores sustentam a crítica ao modelo de
avaliação por exames? Quais são os principais problemas dessa estratégia de
avaliação apontados no texto?
Carl Marx, Foucault, Bourdieu e Passeron,
Comenius e La Salle.
Como já citado na resposta da pergunta anterior,
esse tipo de estratégia de avaliação deve ser muito bem elabora. Buscando ter
novas formas de abordagem, novos planejamento e iniciativas e acima de tudo não
deixar ir por água a baixo toda a construção do conhecimento até que
chegássemos na avaliação.
Devemos pensar ainda, sobre o quanto esse tipo de
avaliação pode mexer com o psicológico dos alunos, pode ter nervosismo, o aluno
pode ter um branco, assim como ele pode se preparar realmente para a avaliação,
como ele pode simplesmente decorar e ai já demonstra que de nada valeu todo o
período buscando incentivar o aluno a construir o conhecimento.
5.
Leia o texto “Verificação ou avaliação? O que
pratica a escola?”, de Cipriano Carlos Luckesi. Como são obtidos os resultados
da aprendizagem na prática escolar atual? Cite exemplos do autor. Relacione a
obtenção desses resultados com a “nota ou conceito”.
A prática
atual está relacionada, normalmente com notas (medida), independente do
instrumento de avaliação utilizada pelo docente. Mas essa pode mudar para
conceito, dependendo do que exige a escola e com base naquilo que o professor
julgar melhor.
Exemplos
de conceito: SS (superior), ME (médio), SR (sem rendimento).
E resta
saber o que fazer após ter o resultado em mãos, se o professor irá dar uma
“oportunidade” de seu aluno melhor a nota/conceito, se ele deve avaliar a sua
prática enquanto docente e buscar melhorar ou o pior, se estão interessados
apenas em reprovar ou aprovar o aprendiz.
6. Ainda segundo o texto de Luckesi, qual a diferença
entre verificar e avaliar a aprendizagem? Qual a crítica do autor ao sistema
educacional brasileiro atual?
Segundo o autor, verificar é como se estivemos
confirmando se algo é isso mesmo, e quando levamos esse termo para área da
educação é como se ao colocarmos esse tipo de prática em sala aula ele
congelasse toda a construção do conhecimento do educando. Já avaliar, muito
pelo contrário de verificar é identificarmos através da avaliação diagnóstica,
por exemplo, as dificuldades do aluno e buscar melhoria.
Com relação ao sistema educacional brasileiro o
autor destaca que na maioria das vezes só é feito a verificação, por isso não
conseguimos uma melhoria significativa na aprendizagem brasileira. Temos
exceções, profissionais que utilizam da avaliação para compreender avanços,
limites e dificuldades.
7. Quais os encaminhamentos realizados por Luckesi para
aprimoração dos processos avaliativos?
Em primeiro lugar, a avaliação do aproveitamento
escolar seja pratica como uma atribuição aos resultados da aprendizagem dos
alunos, dessa forma o objetivo não será aprovar ou reprovar e sim dar
direcionar a aprendizagem e desenvolvê-la.
A segunda, descreve os padrões mínimos que devem ser
estabelecidos, de conhecimento, habilidades e hábitos. Ou seja, completamos
aquela velha frase “Ao final da aula o
aluno deverá ser capaz de...” e não estabelecer mínimo de notas.
A terceira é muito importante, descreve que o
docente deve estar interessado na aprendizagem do educando, preocupado se ele
realmente está aprendendo aquilo que está sendo ensinado.
Por fim, ele destaca que a avaliação para se tornar
um instrumento subsidiário significativo da prática educativa deve ser
conduzida com um determinado rigor científico e técnico.
Bom trabalho César!!
ResponderExcluirNa questão 4, você também pode mencionar o pesquisador mexicano e a pesquisadora brasileira mencionados.
Att