domingo, 20 de dezembro de 2020

Texto de comparação entre os PPPs das escolas Bernardina e Juventina

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS


Ao fazer a leitura do Projeto Político Pedagógico das escolas Juventina e Bernardina, podemos notar que ambas as escolas estão localizadas na periferia da cidade. As dificuldades apresentadas por cada escola no documento se assemelham. Por outro lado, a estrutura física de cada escola é muito distinta, a forma como é elaborado e descrito PPP em cada escola é diferente também, um mais detalhado e outro mais simples.

A escola Bernardina é muito mal vista pela sociedade num todo, por estar inserida na periferia da cidade e por um episódio de violência contra um professor, diferente da escola Juventina, que também é na periferia e não é vista dessa forma. As dificuldades de casa escola são parecidas, situações como a drogradição, violência contra criança e ao adolescente, pouca participação dos pais na vida escolar de seus filhos, entre outros. Uma dificuldade da escola Bernardina que não se assemelha com a Juventina e se sim, essa não foi citada no documento, é gravidez na adolescência.

A escola Juventina não possui Laboratório de Ciências da Natureza e consta no PPP como um objetivo para futuro. Relata ainda, uma instalação elétrica precária e falta de acesso à internet nas salas de aula. Situação que não acontece na escola Bernardina que possui uma estrutura física maravilhosa, muitas salas de aula, possui o Laboratório de Ciências que por sinal é muito frequentado pelos alunos, incentivados pelos professores.  

O PPP da escola Juventina eu achei bem mais simples que o da outra escola, não descreve de forma tão detalhada os interesses e problemas da escola, enquanto na escola Bernardina ele é bem mais detalhado e esclarecedor, ou seja, quem ler o documento não ficará com dúvidas sobre sua função dentro do ambiente escolar, seja ele aluno ou docente.

Com todas essas observações sobre os PPPs posso concluir que qualquer escola que eu for designado vai ser um desafio. Problemas tem em toda e qualquer escola, estrutura física não é tudo, pois não adianta termos um belo laboratório de Ciências da Natureza e não utilizarmos. O importante é ter força vontade e incentivar os alunos a seguirem estudando e se dedicando, esse é nosso maior desafio.

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