sábado, 5 de dezembro de 2020

Resenha: "Projeto Político Pedagógico e Educação Ambiental" Carolina Moretti Berto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 Resenha de autoria do bolsista Cesar Augusto da Silva Medeiros     

           

            A autora descreve a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP), destaca que a escola é um local que vai muito além da educação formal, onde buscamos sempre aprender com o outro, de forma que possamos estar sempre nos aprimorando em nossa construção pessoal. O ambiente escolar tem diversas funções, mas todos objetivos descritos no PPP estão atrelados de forma direta no desenvolvimento global do educando, juntamente com a construção cultural que viemos acumulando ao longo dos anos. É de suma importância que este seja reavaliado constantemente, visando analisar aquilo que está escrito no papel com a realidade em que se encontra a comunidade escolar.

            Os PPPs sem sombra de dúvidas variam de uma instituição de ensino para outra. A visão dos muitos profissionais que atuam no ambiente é distinta. Ou seja, cada escola busca, de forma coletiva, alternativas para enfrentar as dificuldades da comunidade escolar que fazem parte. Não se pode esquecer esse documento dentro de uma gaveta. É preciso lembrar de forma constante qual é a missão dos profissionais que ali estão e quando necessário ele deve ser reavaliado, afim de corrigir possíveis falhas no processo de ensino-aprendizagem. Consequentemente, ele não termina após sua elaboração.

            Levando em consideração a questão ambiental, devemos buscar enquanto docentes da área da biologia, que a responsabilidade não fique apenas para o profissional da área e sim de todos os envolvidos. Afinal, se somente nós da área buscássemos preservar algo estaríamos perdidos... Mas antes disso, temos que lutar para que realmente a educação ambiental faça parte do PPP e que quando já descrito possa se expandir cada vez mais.  

            Tendo em vista os aspectos citados acima, a autora enfatiza que o projeto é político porque é coletivo, mas jamais pode ser partidário. Devemos sempre prezar pelo bom andamento do PPP, que ele seja elaborado de maneira coletiva e não somente por docentes da gestão escolar. De forma que, em comunidade escolar quem ensine também aprenda e quem for aprender também possa ensinar.

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