domingo, 6 de dezembro de 2020

Questões PPP Escola Juventina Moreira de Oliveira

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

Questões PPP Escola Juventina Moreira de Oliveira

 

Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:

a)      Missão, Visão e Filosofia da escola;

Missão: Proporcionar o acesso à ciência com vistas à socialização qualificada em termos de uma sociedade justa.

Visão: Tornar-se uma instituição de excelência no ensino e na construção da cidadania.

Filosofia: Proporcionar aos educandos condições de acesso ao conhecimento científico, construído historicamente e determinado pelo currículo, tendo como horizonte a socialização na perspectiva de uma convivência humana solidária, ética e justa.

 

b)      Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;

A escola Municipal de Ensino Fundamental Juventina Moreira de Oliveira foi inaugurada em 01/03/1993 pela administração municipal. Localizada no bairro Barcelos, na época, tinha apenas 2 salas de aula, 1 banheiro e 1 cozinha. Tinha apenas 38 estudantes, uma diretora e 2 professoras. Muito diferente dos dias atuais, após uma série de ampliações na estrutura da escola, no ano de 2019 a escola registrou 449 matriculados na casse comum, 53 estudantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE), 80 estudantes no projeto de reação e 36 em turma de correção de fluxo, para atender todos esses estudantes a escola conta com 36 professores, 13 funcionários e o apoio de 15 monitores de sala de aula.

c)      Dificuldades da escola apontadas no documento;

Relata enfrentar dificuldades em fazer com que os pais participem de forma ativa na vida escolar de seus filhos; Estudantes sem perspectivas para o futuro; Infrequência, evasão e repetência; Dificuldades em enviar tarefas para seus alunos; Alunos sem o habito da leitura; Poucas possibilidades de explorar as TIC para o uso pedagógico; Drogadição; Violência contra criança e adolescente; Infraestrutura inadequada para a demanda escolar; Falta de laboratório de ciências, entre outros problemas referentes a estrutura física da escola.

  

d)      Objetivos da escola para o futuro;

Descreve diversos objetivos, buscando sempre possibilitar ao educando o desenvolvimento progressivo de suas potencialidades. Destacando os seguintes objetivos: Fortalecer a participação da comunidade na escola e da escola na comunidade; Promover o acesso às tecnologias digitais, pleiteando a instalação de laboratório de informática; Pleitear investimentos para a implementação de oficinas de ciências, artes, letramento e matemática, com recursos e espaços adequados para estas propostas; Reivindicar a ampliação do prédio escolar para contemplar a necessidade do acesso e serviços e a adequação da infraestrutura para atender as normas de acessibilidade e prevenção contra acidentes ou sinistros; Propor parcerias para o atendimento nos serviços de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e assistência social aos educandos que necessitarem.

 

e)      Estrutura física – espaço de laboratório de ciências.

A escola não possui um laboratório de ciências para desenvolver experimentos pedagógicos. Como descreve o PPP será verificado tal possibilidade com a SMED (Secretaria Municipal de Educação) juntamente com a comunidade escolar.

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